13 de março de 2010

The Informant!

Steven Soderbergh (mesmo diretor de 11 Homens E Um Segredo) nos traz uma adaptação que merece ser vista, com um humor corporativo quase no mesmo estilo da série The Office, e uma trama que mostra que espionagem industrial não é algo legal (onde seria?).


O filme acaba sendo um pouco chato, e tedioso durante a apresentação da história, e só depois de uma hora que as piadas começam a fazer sentido. Não é uma história nada simples, onde um Matt Damon totalmente diferente do que conhecemos faz o papel de Mark Whitacre, um executivo que parece nunca estar no emprego certo, já que ele mesmo diz que é bioquímico, e não um executivo. Ele definitivamente não deveria estar ali.

Mas ele acaba notando isso tarde demais, pois ele já está no jogo como um espião que faz gravações durante reuniões com grandes figurões da indústria alimentícia, tentando juntar provas sobre as empresas que estão tentando ilegalmente fixar o preço dos aditivos de comida.


Quando Mark percebe, ele está preso em uma disputa entre tribunais, e acaba com 9 milhões e meio em sua conta (ou seriam 11 milhões?), ilegais, claro. Isso o leva a 6 anos de prisão, até ser libertado em 2002.


O filme conta uma história quase real, a ADM ainda existe, mas sobre nova gerência. Mark agora é gerente de operações de outra empresa, e não conseguiu o perdão presidencial que pediu na prisão. No fim, ele parece voltar ao mesmo lugar que estava em 1992, quando toda a história de espionagem começou. Sarcático, talvez.


Nenhum comentário: